quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sustentabilidade Social


Com sede em Florianópolis, Santa Catarina, o Instituto da Terra para o Desenvolvimento Sustentável, o Meio Ambiente e a Cidadania, em parceria com o estúdio de design Lobotomáticos, vivencia a prática Cidadania em Cadeia para o Direito do Futuro junto aos detentos do Presídio Masculino de Florianópolis.

A Kretzer Móveis, como o mais novo elo desta cadeia, destina parte de seus resíduos sólidos para a confecção de produtos, atribuindo-os uma nova percepção de valor, praticando a consciência do design reverso.

O conceito dos produtos que criamos com os detentos sempre carrega elementos e referências do sistema prisional e de seu microcosmo. Essa luminária é um exemplo disso. Com os resíduos de MDF da Kretzer, conceitualizamos essa luminária de chão, que mistura acabamentos ‘industriais’ com a arte manual dos detentos. 

 A base é dividida em três partes, que se encaixam perfeitamente sem levar a necessidade de estruturas de fixação. Essa ideia remete às algemas de tornozelo, o conhecido "marcapasso", comum aos detentos quando se locomovem do presídio ao fórum. As doze ripas verticais completam um gradeado cilíndrico que ‘prende’ o fio de luz enegrecido. 

A pantalha é uma tela toda revestida a mão por sobras de tecidos em tonalidades de preto que variam sutilmente. O preto é a única cor que os detentos não podem possuir em nenhuma de suas vestimentas, seja uma bermuda, ou mesmo, um par de meias. Essa cor é reservada aos agentes prisionais, exercendo um papel hierárquico. O amarelo segue o tom da linha de móveis. O topo da pantalha possui uma abertura por onde o globo de luz, o centro dessa ‘célula’ orgânica, respira. É o orifício onde a energia escapará sem filtros, onde a vida pode sair, por cima.


A mesa auxiliar segue os mesmos princípios, com o tampo adornado por uma tela escultórica também revestida pelas sobras de tecidos. Essa tela é moldável, permitindo e convidando as pessoas a interagir com ela, quebrando limites e conceitos, deformando e reconstruindo as grades que levantamos ao nosso redor. 

Elos são criados. Experiências compartilhadas, vidas desenvolvidas, novas possibilidades e alternativas. Kretzer, desenvolvendo um renovador conceito social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário